Patagônia Argentina - Parte 1 - Parque Nacional Los Glaciares





São muitos anos de viagens, muitos lugares bacanas visitados, muitas fotos lindas que gostaria de compartilhar. Mas nada como começar as postagens do blog com os relatos da última viagem que fiz em janeiro desse ano. 

Nunca tinha pensando em conhecer esse lugar. Inicialmente, a proposta - minha e mais duas amigas - era completar um roteiro que para nós ficou inacabado quando visitamos o Deserto do Atacama no ano passado: conhecer o Salar de Uyuni, na Bolívia.

Mas, imprevistos e preços caros da passagem nos levaram a pensar em outras alternativas e então surgiu a ideia de conhecer a Patagônia Argentina. Aos poucos a viagem foi tomando forma, o roteiro foi surgindo e na data prevista, colocamos os pés na estrada.

Nosso roteiro ficou decidido dessa maneira: saída do Rio de Janeiro com escala em Buenos Aires, 3 dias em El Calafate, 4 dias em Ushuaia, 3 dias em Buenos Aires e retorno para o Rio.

O que gostaria de registrar é que foi uma viagem incrível! Não fazia ideia de que existia um lugar tão espetacular, com tantas paisagens lindíssimas e incríveis de se conhecer. Não hesito um só momento em recomendar que todas as pessoas conheçam esse lugar.

Nossa porta de entrada para a Patagônia Argentina foi a cidade de El Calafate, cidade base para a visita a um dos maiores cartões postais da Patagônia e a primeira atração que estava no nosso roteiro: o Glaciar Perito Moreno.





Chegamos de manhã à El Calafate após quase 7 horas de voo com uma longa conexão em Buenos Aires. Logo que fizemos o check-in no hostel já marcamos a visita ao Parque Nacional Los Glaciares para a parte da tarde, apesar de já termos agendado uma visita ao parque no dia seguinte. Explico: agendamos com antecedência o Mini Trekking sobre o glaciar, mas seguindo recomendações lidas na internet, vimos que apesar do passeio dedicar um tempo para contemplar o glaciar pelas passarelas, o tempo disponibilizado era pouco para aproveitar o parque. 

Foi uma escolha feliz ir ao parque duas vezes. Realmente, se tivéssemos ido apenas na ocasião do trekking, não teríamos aproveitado toda a incrível beleza que o Glaciar Perito Moreno apresenta aos nossos olhos.

O hostel nos incluiu na lista ônibus que leva até o parque e no horário combinado foram nos buscar. É um serviço apenas de transfer para o parque, sem guia, com horário estabelecido de ida e volta. 

Ao chegar na entrada do Parque compramos ingressos para dois dias com desconto (já que iríamos voltar lá no dia seguinte). Após a entrada, de longe já começamos a avistar o glaciar e o motorista parou num mirante para tirarmos as primeiras fotos.







O motorista nos deixou na parte de baixo da trilha que dá acesso às passarelas. Seguimos a trilha e logo chegamos à passarela. Essa parte da trilha segue as margens do Lago Argentino e durante as primeiras caminhadas é possível ver o glaciar ao longe.








Conforme caminhávamos pela passarela, víamos o glaciar cada vez mais perto. Até que chegamos à parte central da passarela onde é possível ver o glaciar bem de perto e contemplar toda sua grandiosidade. Durante a caminhada era possível ouvir alguns estrondos como se fossem trovões. Na verdade, como estávamos no verão, estava ocorrendo o degelo do glaciar. Vimos várias vezes grandes pedaços de gelo se desprendendo e caindo no lago. É impressionante! 












No final das passarelas, chegamos ao centro de apoio aos turistas. No local tem banheiros, lanchonete e loja de souvenirs. Como o motorista ficou de nos buscar no mesmo lugar onde nos deixou, tivemos que retornar, mas dessa vez seguimos pela estrada principal, bem mais curta que o percurso das passarelas. Enquanto aguardávamos, aproveitamos para caminhar até o Lago Argentino, formado pelo degelo do glaciar, onde fizemos algumas fotos.














O passeio durou cerca de 4 horas e valeu muito a pena! Então, a dica para quem vai fazer o Mini Trekking é que reserve, pelo menos, metade de outro dia para conhecer o glaciar. Não irá se arrepender!!

Na próxima postagem, vou falar sobre a experiência do Mini Trekking sobre o glaciar. 

Comentários

Postagens mais visitadas