Patagônia Argentina - Parte 2 - Glaciar Perito Moreno

No segunda dia da viagem à Patagônia Argentina, fui fazer o Mini Trekking sobre o Glaciar Perito Moreno. Comprei o ingresso ainda no Brasil antes da viagem já que li em vários sites da internet que o passeio era muito disputado e era um risco deixar para reservar lá. Preferi não arriscar. A empresa responsável é a Hielo & Aventura -  Concessionária do Parque Nacional Los Glaciares, portanto, a única empresa autorizada a fazer as atividades de trekking no glaciar.

De início, eu não queria muito fazer o passeio, achava que era muito oba-oba de turista, além de considerar bem caro. Mas agora, afirmo com toda convicção: vale muito a pena! E recomendo muitíssimo que não deixem de fazer, mas seguindo a recomendação do post anterior: reserve outro dia da viagem só para caminhar pelas passarelas do Parque.

Bom, fui até à agência, que fica localizada na principal avenida de El Calafate, e o junto com o grupo embarcamos no ônibus. Desta vez, o passeio era acompanhado por uma guia turística que foi passando informações sobre a região, a cidade, o parque e claro, sobre o glaciar Perito Moreno.

Chegamos ao Parque e seguimos para as passarelas onde a guia de turismo nos deu um tempo livre para caminhar e admirar o glaciar - cerca de 1h30. O grupo se reuniu novamente e no cais localizado no Lago Argentino embarcamos num barco até a outra margem para subirmos o glaciar.

Na outra margem do lago há uma excelente estrutura de recepção aos visitantes com banheiros e prateleiras para deixar seus pertences, como bolsas e mochilas. Desse ponto partimos por uma trilha de madeira no meio da mata até chegarmos numa praia bem próxima do glaciar. Ali, os grupos separados por idioma (inglês ou espanhol) receberam informações dos guias sobre o glaciar e orientações sobre aconteceria o trekking.

Mais à frente, todos colocaram grampos para andar sobre o gelo com a ajuda dos guias e recebemos orientações de como caminhar. Dali começamos a subir o glaciar. Durante todo o percurso recebíamos informações sobre o glaciar e paramos para fazer fotos. Para quem nunca tinha visto neve na vida, foi o máximo!!

No final do treking os guias serviram doses de uísque com pedras de gelo retiradas do glaciar e trufas. Foi um passeio incrível e recomendo muitíssimo. Vale cada centavo!!