Arraial do Cabo - O Caribe do Rio de Janeiro






Já perdi as contas de quantas vezes estive em Arraial do Cabo, um dos meus lugares preferidos aqui no Rio de Janeiro. Da primeira vez que estive lá - por volta dos anos 90 - até a última visita neste carnaval, a cidade cresceu e mudou muito.

Um crescimento bastante desordenado que traz muitos problemas para a cidade, principalmente na época em que os visitantes costumam ser em maior número do que os de moradores da cidade. É bastante comum durante os períodos de festa e feriados faltar água na cidade, os serviços de limpeza urbana não darem conta do lixo produzido nesses períodos e grandes engarrafamentos tomarem conta das vias da cidade. 

Aliás, uma das vantagens de Arraial do Cabo é o tamanho da cidade que permite que se faça tudo a pé, que você caminhe de uma praia a outra sem precisar utilizar carro. Tirando, é claro, as praias de acesso mais difícil como as Prainhas do Pontal, onde você deverá chegar de barco ou de carro (sendo que o acesso ao local é limitado a uma quantidade de carros por dia). Por isso, não entendo a insistência das pessoas em se deslocarem de carro pela cidade, que não tem estrutura nem estacionamento suficiente para receber tantos carros. 


O que convida tanta gente para Arraial é beleza das praias dessa cidade que fica a apenas 2 horas de distância do Rio de Janeiro. Uma das minhas praias preferidas é a Praia Grande e foi lá que inauguramos nosso Carnaval em Arraial do Cabo. Areia branquinha, água "cor do Caribe" e geladíssima fazem a beleza dessa praia. 






Outra praia que gosto muito de frequentar é a Prainha - a primeira praia que avistamos assim que chegamos na cidade. É uma praia de águas quentes e calmas, mas tem uma faixa de areia bem estreita que fica tomada pelas cadeiras que os barraqueiros espalham pela praia, muitas vezes impedindo o acesso dos banhistas que não querem utilizar os serviços. Aliás, esse é um dos problemas na cidade: a utilização do espaço público das praias pelos comerciantes que avançam pela faixa de areia impedindo o acesso dos banhistas e cobram verdadeiras fortunas para quem quiser alugar cadeiras e barracas. Tudo com a conivência do poder público.

De qualquer maneira, a praia é muito bonita e se você quiser, pode caminhar por toda a orla - tanto para o lado direito quanto para o lado esquerdo - e tirar belas fotos do litoral. 







Arraial do Cabo tem um dos passeios de barco mais lindo que já fiz! Partindo do cais da Praia dos Anjos, o barco faz parada na Prainha do Pontal e depois segue para a praia mais linda da cidade: a Praia do Farol! Área controlada pela marinha, o acesso é bem restrito e só é possível ficar poucos minutos na praia. Mas vale muito à pena e rende fotos lindíssimas!

Por já ter feito esse passeio e por estar caríssimo durante o carnaval, ele ficou de fora. Mas fomos até à Prainha do Pontal, que eu já conheço há bastente tempo, mas não tinha tido a oportunidade de ir depois que construíram uma grande escadaria que dá acesso à praia. Agora, você tem algumas opções para chegar até lá: de barco ou subindo o Pontal do Atalaia de carro próprio (quantidade limitada de carros por dia), de taxi (preço absurdo cobrado por pessoa) ou utilizando o serviço de ônibus adaptado (que também achei muito caro).

Dessa vez subimos com um amigo que nos deixou de carro na escadaria e passamos o dia curtindo a praia - que está na minha lista das TOPs de Arraial! O visual é incrível e nunca vi um mar daquela cor em nenhum outro lugar no Brasil! 












Outra praia ma-ra-vi-lho-sa em Arraial é a Praia do Forno. Se chega a ela por duas vias: de barco ou subindo a trilha que começa na Praia dos Anjos. Já fiz os dois caminhos e o conselho que dou é: se optar por ir de barco, volte pela trilha e vice-versa. Isso porque na trilha existe um mirante que é ponto turístico e onde você pode tirar fotos lindíssimas da praia.

A Praia do Forno é outra praia de águas quentes e calminhas. Na época de festas e feriados, chegue bem cedo para pegar lugar. A faixa de areia é estreitíssima, a maré em algum momento sobe diminuindo o pouco da faixa de areia e a praia fica lotadíssima. É um colado no outro! rsrs








Além desses passeio em Arraial ainda passamos um dia em Búzios e outro em Cabo Frio. São cidades bem próximas e acessíveis utilizando transporte público. Então, dá para fazer três viagens em uma!  Sem falar que a hospedagem em Arraial do Cabo é bem mais barata do que em Búzios, por exemplo. 


Arraial do Cabo é a cidade para quem quer relaxar, esquecer da vida curtindo uma praia maravilhosa. Um dos slogans usados pelas agências da cidade é também meu: Não me leve à mal, me leve para Arraial!! Simbora? 

Comentários

Postagens mais visitadas