Patagônia Argentina - Parte 7 - Parque Nacional Tierra del Fuego






Nosso último dia em Ushuaia foi dedicado ao Parque Nacional Tierra del Fuego. Saímos cedo do hostel e reservamos a parte da manhã para conhecer o Centro Invernal Valle de Lobos, onde há um criadouro de huskies e também passeios de trenó puxados por cachorros. 

Como estávamos no verão, o centro não estava funcionando, mas minha amiga (louca por cães!) queria conhecer o local. Não tirei fotos nem curti muito, fiquei esperando ela tirar fotos com todos os cachorros que viu por lá!

O interessante é, que no dia anterior tinhamos ido ao Glaciar Martial e como já tinha relatado, estava muito frio. Qual não foi a nossa surpresa ao ver que durante a noite tinha nevado sobre as montanhas. Estavam todas branquinhas e cobertas de neve pela manhã!! E fazia muito friooooo!!!










Na volta do Centro Invernal, passamos pelo pórtico da cidade onde o motorista do taxi parou para tirarmos fotos.




Há várias agências que fazem o passeio para o Parque, mas optamos novamente por fazer por conta própria. Combinamos com o taxista que nos levou ao Glaciar de nos buscar no hostel e fechamos com ele um valor para o Centro Invernal e o Parque.

O parque tem várias trilhas com lagos e paisagens lindíssimas e bem diferentes do que vemos no Brasil. É muito bem sinalizado e estruturado. Nossa primeira parada foi no Correio do Fim do Mundo - onde carimbamos nosso passaporte e postamos postais para o Brasil. 









Para conhecer o parque, fizemos a opção de seguir com o taxi até a Baía Lapataia, último ponto das trilhas, de onde faríamos o caminho de volta até o centro de visitantes. Ali pegaríamos o onibus que leva de volta a cidade.




Seguimos pelas trilhas tirando fotos e contemplando a vista da Baia Lapataia.






A segunda trilha e terceira trilha nos levou à Laguna Negra e à Laguna Verde, respectivamente.





Laguna Negra



Laguna Verde






Depois de várias horas caminhando (perdi totalmente a noção do tempo, só sei que andamos muuuuiiiitoo), chegamos ao Centro de Visitantes Alakush, onde paramos para comer e descansar um pouco. 







Aí aconteceu a loucura da viagem: como ainda era cedo, resolvemos não pegar as vans que estavam prontas para sair para Ushuaia. Resolvemos seguir a trilha Costeira para chegar no portão do parque e lá pegar o ônibus para Ushuaia.

Foi nosso erro!! A trilha era muito grande e levava muito mais tempo para chegar do que havíamos calculado! Mas só descobrimos isso depois, né? Olha nossa cara de felicidade ao começar a trilha! Nem sabíamos o que nos aguardava...rsrs




A trilha é lindissma e percorremos toda a Baia por dentro da mata e de vez em quando saíamos por praias totalmente desertas e com paisagens incríveis!! 








Quando achamos que tínhamos chegado perto da saída do parque, descobrimos que, na verdade, a trilha terminava nos Correios - bem distante do portão. Não conseguíamos mais andar e já tinhamos perdido o horário do ônibus para voltar!! Era essa a minha cara de derrota ao final da trilha ao descobrir que ainda tinhamos muito para chegar até o portão...rsrs




Mas no final deu tudo certo. Conseguimos carona para voltar para a cidade e já passava das 9h30 da noite!! Descobrimos com a moradora da cidade que nos deu carona que havíamos andado 17km da Baía Lapataia até o portão!! Isso explicava, e muito, nosso desespero em não conseguir mais andar!!! rsrs

Apesar desse percalço, a visita ao Parque Tierra del Fuego e à Laguna Esmeralda foram os passeios que mais gostei de fazer em Ushuaia. No dia seguinte, já de manhã, partimos para Buenos Aires. Eu ainda tinha pela frente mais 3 dias para conhecer a capital argentina. 

Comentários

Postagens mais visitadas