Ilhas Tropicais de Itacuruçá
Itacuruçá é um destino que reúne praias, passeios de barco por ilhas paradisíacas e muito verde. Localizado em Mangaratiba, região da Costa Verde do Rio de Janeiro, Itacuruçá significa "Pedra da Cruz". Consta que durante o processo de colonização, os padres jesuítas ergueram uma grande cruz de pedra onde mais tarde seria constuída a Igreja de Sant'Ana - daí que os indios tupi tiraram o nome (ita = pedra + curuçá = cruz).
As ilhas tropicais de Itacuruçá ficam dentro da Baía de Sepetiba, sendo a maior delas a Ilha de Itacuruçá. Outra ilha muito famosa e frequentada na região é a Ilha de Jaguanum.
Nós já fizemos passeio de barco pelas ilhas de Itacuruçá em duas ocasiões. O ponto de partida é o cais de Itacuruçá, onde os passageiros realizam a identificação e embarcam nos saveiros. O destino são as ilhas da baía e geralmente, são feitas entre 3 e 4 paradas para mergulho.
O embarque já começa animado pelo grupo musical que acompanha o passeio. Ninguém fica parado!
Na primeira vez que fomos, a primeira parada foi na Ilha da Vigia Pequena, como o nome indica, uma praia bem pequena que se forma no encontro de duas ilhas. A parada foi para mergulho e para tirar fotos nas pedras do outro lado da faixa de areia.
Já na segunda vez, a primeira parada foi na Ilha Bonita. Praia praticamente deserta, de águas calmas e ótimas para mergulho. O barco para bem pertinho da praia, então dá pra mergulhar e curtir um pouquinho da faixa de areia.
Outra parada tradicional para mergulho é a Praia da Estopa. Com uma faixa de areia maior do que as praias da Ilha da Vigia e da Ilha Bonita, a Praia da Estopa tem uma boa concentração de residências, pousadas e restaurantes. O mar calmo também convida para um mergulho e uma boa caminhada pela areia.
Outra parada muito bonita é na Praia de Jaguanum. É uma praia pequena, mas com estrutura de pousadas, restaurantes e pequenos bares onde você pode consumir bebidas e petiscos. Ficamos ali um bom tempo curtindo a praia. Uma delícia!
A última parada acontece na Praia de Araçá, onde fica localizado o restaurante que serve o almoço já incluído no passeio - comida caseira boa, com serviço de buffet liberado. Depois de tantos mergulhos e comida deliciosa, a moleza toma conta do corpo...rsrs
Nada melhor do que deitar na areia e curtir o sol ou então, sentar debaixo de uma das árvores que cercam a praia para uma soneca. Ou ainda, aproveitar mais o mar calmo e de águas mornas.
É um passeio que vale muito a pena: pertinho do Rio de Janeiro, paisagem cercada de Mata Atlântica, ilhas e praias lindíssimas, comida boa. Programa para toda a família.
Comentários
Postar um comentário