São Paulo com crianças 1 - Kidzania







Aproveitei o último feriadão de 2018 e uma ótima promoção de passagens para dar uma volta por São Paulo. Já tinha ido à cidade duas vezes - a primeira, há muitos anos atrás quando fazia meu curso de Guia de Turismo e a segunda, quando estive num seminário na USP.

Desta vez, estava na cidade para cumprir uma programação cultural, mas principalmente, infantil. E de cara vou logo afirmando: apesar de muitas pessoas não gostarem de São Paulo como destino turístico, eu adorei passar esse feriadão na cidade. Em termos de atividades e opções de lazer para crianças eu achei que supera, e muito, o Rio de Janeiro.

Nosso primeiro dia na cidade foi dedicado ao Kidzania. É um parque de diversões interativo onde as crianças recebem informações e desempenham funções profissionais de maneira bem divertida. 




O parque fica no Shopping Eldorado. Adultos pagam metade do ingresso e não participam das atividades. As crianças maiores de 8 anos podem ficar sozinhas no parque e o responsável as buscam quando termina a sessão (chamadas de voos) que duram 4 horas. 

Foi uma experiência bastante interessante e é legal ver como os pequenos se divertem e ficam eufóricos ao participarem das atividades. São mais de 50 atividades profissionais e algumas tem preferência entre os pequenos - bombeiros e hospital, por exemplo - fazendo com que as filas para participar sejam grandes. É proibido guardar lugar na fila. Então, prepare-se para ficar um bom tempo aguardando para participar de algumas atividades. 

As crianças desempenham tarefas em todas as profissões e, em algumas, ganham KidZos - uma moeda local. Em outras, é preciso pagar para participar. Quando as crianças entram no parque, precisam passar no "banco" para sacar o crédito inicial que tem direito para começarem a brincar. Como nosso saldo estava zerado, optamos em participar das profissões onde poderia ganhar para trabalhar e assim juntar uma grana para participar das atividades que exigiam pagamento.

A primeira atividade então, foi trabalhar no Burguer King aprendendo a fazer hamburguer. Além do "salário", as crianças ficam com o hamburguer que preparam na brincadeira.

Entre outras profissões onde as crianças ganham o lanche que preparam estão a pizzaria e a fábrica de sorvete.  







Para ganhar mais alguns KidZos também trabalhamos na construção civil. 




 
Como piloto de avião e comissário de bordo.



Como agricultores. Nessa atividade, além do KidZos e das informações sobre como plantar, as crianças receberam sementes para plantar em casa.





Cientista da Fábrica do Yakult.



Serviço de entregas.






Cada atividade tem um tempo de realização informada na entrada e também um número de crianças em cada uma. Quando uma sessão começa, é informado o horário do término e do início da próxima. Quem não consegue entrar, pode ficar na fila aguardando o início da outra sessão.

São muitas atividades e realmente não dá tempo para participar de todas. Além do tempo ser curto - apenas 4 horas de sessão -, as profissões mais concorridas tem filas imensas. A melhor maneira, então, é procurar as profissões que tem menos procura também levando em consideração o que a criança gostaria de fazer. 

Eu achei várias atividades super bacanas, mas minha filha não quis fazer de jeito nenhum. O importante é deixar as crianças à vontade para fazer suas escolhas e deixar que elas aproveitem. 

A experiência foi ótima e voltaremos, com certeza, numa outra oportunidade. 

Comentários

Postagens mais visitadas