Ilha Grande - Parte 1 - Araçatiba, Praia Vermelha e Lagoa Verde


Perdi as contas de quantas vezes já estivemos na Ilha Grande. Lugar que está entre os meus preferidos no Rio de Janeiro. Já conheci muitas praias da ilha e não tem uma igual a outra e acho muito difícil dizer qual é a mais bonita.

A ilha fica na Baía da Ilha Grande e pertence ao município de Angra dos Reis. Tem a parte da ilha voltada para o continente e a outra para mar aberto. Em termos de estrutura, a vila do Abraão é o melhor lugar para se hospedar - é considerada a "capital" da ilha e onde se se concentra a maior parte do comércio, restaurantes e pousadas e também o que recebe mais turistas. Por isso, recomendo que seja o local escolhido para quem vai para a Ilha pela primeira vez. 



A partir da Vila do Abraão, você pode fazer os passeios de barco mais tradicionais e oferecidos na região como Lagoa Azul e Lopes Mendes; também pode fazer trilhas para praias bem próximas da vila como a Praia Preta, praia e cachoeira da Feiticeira, Abraãzinho, entre outras. Já para conhecer outros praias como Aventureiro e Parnaioca, é melhor se hospedar do outro lado da ilha, em vilarejos mais isolados e com menos estrutura do que a Vila do Abraão. 

A primeira vez que fui para a Ilha fiquei hospedada na Praia de Araçatiba, do outro lado da ilha e bem, mas bem distante da Vila do Abraão. O acesso para Araçatiba se dá por Angra dos Reis e é preciso se informar quais são os barcos que vão para lá e os horários, já que não são tão frequentes como os barcos que vão para Abraão.

Não há calçadas, nem ruas em Araçatiba. As construções ficam na beira da praia ou nas áreas de mata e encostas. É um lugar para quem procura paisagens bonitas e muita, mas muita tranquilidade.








Na primeira vez, ficamos em Araçatiba durante o carnaval de 2007 e a última vez foi no Reveillon de 2018. Na primeira vez, fizemos muitas trilhas para praias bem distantes de Araçatiba e fizemos passeios de barco. Na última, ficamos mais perto do nosso local de hospedagem fazendo passeios de barco para a Praia do Aventureiro, que é bem distante. 

Seguindo pelo lado esquerdo da praia, temos a trilha que vai dar na praia mais próxima - Araçatibinha. Praia linda, de águas transparentes e calmas, areia vermelha. Na construção que na primeira vez que fomos estava abandonada, hoje funciona um barzinho que serve petiscos e bebidas.





Seguindo a trilha mais adiante, chegamos à praia de Itaguaçu. Também uma praia bem pequena e semi deserta, onde tem apenas uma pousada e muitas pedras.



Mais adiante, chegamos à Praia Vermelha. A praia conta com estrutura de restaurantes e algumas pousadas que oferecem hospedagem. Se seguirmos a trilha, chegamos à Gruta de Acaiá. Não seguimos adiante porque a caminhada até a Praia Vermelha é bem longa, já estávamos cansados e também porque não tenho curiosidade de entrar na gruta. 


Já para o lado direito, seguimos em direção à Lagoa Verde. Na primeira vez em que fomos, não havia caminho direto para a lagoa. O caminho a ser seguido era ir até a Praia da Longa e fazer um retorno atravessando o morro até a Lagoa Verde. Já da ultima vez que fomos, seguimos pela trilha que foi aberta recentemente e dá acesso direto à lagoa.

A primeira praia que encontramos no caminho é a Praia da Cachoeira. Linda e pequena, no canto da praia no meio das pedras é possível ver muitas estrelas do mar e peixinhos coloridos.





Seguindo a trilha, que é bem loooonnngaa, chegamos à Praia da Longa. Nesse dia, passamos bastante tempo lá mergulhando e curtindo a praia.





Depois, seguimos a trilha e chegamos à Lagoa Verde. Quando você chega bem cedinho é possível passar um bom tempo curtindo a praia sozinho. Mas, conforme a hora vai passando, os barcos e escunas de passeio vão chegando e tomando conta da lagoa. Não é uma praia, mas uma piscina natural que se forma a partir do encontro de duas ilhas. A água é rasa e transparente, é possível ver muitos corais e peixes. 







De Araçatiba é possível chegar à Lagoa Verde de caiaque. As pousadas e os barqueiros da região também oferecem o transporte de taxi boat para a lagoa ou outras praias de próximas da região. Então, quem não quer ou não tem condições de caminhar pelas trilhas não ficam restritos à praia principal. Para quem está hospedado em Abraão, as agências incluem a Lagoa Verde no roteiro chamado "Meia Volta à Ilha". 

Hospedado em Araçatiba, também conhecemos as praias do Aventureiro e Parnaioca. Falarei sobre elas no próximo post. 

Comentários

Postagens mais visitadas