Ilha Grande - Parte 4 - Palmas, Pouso e Lopes Mendes
Ao contrário de muitos turistas que vão para a Ilha Grande pela primeira vez, levamos um tempo para nos hospedarmos na vila do Abraão. Como já dissemos em outro post, na primeira vez que fomos para a Ilha Grande, ficamos em Araçatiba. Já na segunda vez, para passar o Reveillon, ficamos na praia de Palmas.
A praia fica na enseada que leva o mesmo nome e é um dos locais menos habitados da Ilha Grande. Não tem muita oferta de pousadas, mas em compensação, tem muitos campings. Tive a impressão de ser uma praia mais alternativa - galera jovem, mochileira e com pouca grana que procura um local menos badalado e bem mais barato que a vila do Abraão, assim como de surfistas que querem ficar mais próximos da praia de Lopes Mendes.
Quando fomos, pegamos um barco saindo do porto de Mangaratiba. Poucas embarcações saem direto para a praia, então, se prepare para esperar bastante para a partida, pois é costume que os barqueiros fiquem esperando atingir uma quantidade mínima de passageiros para partir. Outra forma de chegar à Palmas é pelas embarcações que saem de Abraão ou por trilha.
Ficamos num camping na Praia Brava, uma praia de ondas fortes bem no cantinho da praia de Palmas. Além de curtir a praia cercada por coqueiros, fizemos as trilhas que levam ao Abraão e também para as praias de Pouso e Lopes Mendes.
Tiramos um dia para fazer a trilha de Palmas até Abraão e passamos o dia na vila. Achamos a trilha para Abraão longa e pesada. Tanto que não tivemos coragem de voltar pela trilha, mas de barco! rsrs
A praia do Pouso é a porta de entrada para quem quer chegar à Lopes Mendes. Já chegamos à ela por trilha saindo de Palmas e também através dos passeios de barcos que saem de Abraão. As escunas deixam os passageiros em Pouso pela manhã e voltam na parte da tarde para buscar.
Pouso é uma praia pequena, de mar calmo e transparente, cercada pela Mata Atlântica. Como a maioria dos turistas costumam seguir direto para Lopes Mendes, muitos deixam de apreciar e curtir essa maravilha da ilha. Sempre que vamos lá, ficamos curtindo a praia na ida ou na volta da nossa visita à Lopes Mendes.
Para chegar a uma das praias mais famosas da Ilha, você segue a trilha que começa na praia do Pouso. É uma trilha de subida, um pouco cansativa e que leva cerca de 30 a 40 minutos. No final, você chega à Lopes Mendes, praia de areias brancas, com 3 km de extensão e mar agitado. É uma praia praticamente deserta, cercada pela mata. Apesar de isolada, é possível encontrar barraqueiros vendendo bebidas e biscoitos debaixo da sombra das amendoeiras que ficam na orla.
Agora, o segredo dessa trilha: ao lado de Lopes Mendes fica a praia de Santo Antonio. Na trilha para Lopes Mendes há uma placa que passa despercebida, mas que indica o caminho para a praia. É uma trilha estreita e bem fechada, achei muito mal sinalizada e tem trechos de descida bem íngremes. Mas o visual da praia compensa, além de ser bem menos frequentada que sua vizinha famosa.
E com essas maravilhas terminamos nosso relato sobre a Ilha Grande. É um lugar de beleza viciante - quando mais você vai, mais deseja voltar. Meu sonho na vida era poder morar lá. Um dia, quem sabe?
Comentários
Postar um comentário