Conhecendo o Espírito Santo - Vitória e Vila Velha




Nós já tínhamos ido ao Espírito Santo uma vez e conhecemos a região de Aracruz. Aproveitando um feriadão do Dia dos Professores e uma ótima promoção de passagens, resolvemos conhecer a capital, Vitória. De início, gostaria de dizer que, apesar de não ter as praias mais bonitas (os capixabas que desculpem a sinceridade), gostei muito da viagem e dos atrativos de Vitória e sua vizinha, Vila Velha. Além de ter achado a cidade com preços bem acessíveis em relação às outras capitais e destinos turísticos do país.

Ficamos hospedados na orla da Praia de Camburi e, apesar da não recomendação do motorista do Uber, tiramos a tarde para curtir a praia. A orla é muito bonita, servida de hotéis, restaurantes, quiosques e uma ciclovia que utilizamos à noite para passear de bicicleta.





Como tínhamos apenas 2 dias inteiros para aproveitar, resolvemos fazer o city tour com o ônibus turístico que faz o circuito Vitória - Vila Velha com paradas em alguns pontos turísticos específicos. O tour é feito em ônibus panorâmico  e com a presença de um guia que acompanha o grupo e passa diversas informações. O ônibus sai do Pier Iemanjá e ficava bem pertinho do nosso hotel.




Seguimos por toda orla da Praia de Camburi e nossa primeira parada foi na Basílica de Santo Antônio. Além de visitar a belíssima igreja, pudemos subir no terraço onde é possível ter uma bela vista da baía de Vitória.






A segunda parada foi no Museu Vale, em Vila Velha. O museu abriga a memória da Estrada de Ferro Vitória a Minas. As principais atrações são a locomotiva Mikado 185 e a Sala da Maquete, onde vemos uma maquete ferroviária por onde correm vagões de carga pelos seus enormes trilhos.






O ônibus retornou à Vitória e fez a terceira parada para conhecermos um pouco do centro histórico. Conhecemos a lindíssima Catedral Metropolitana de Vitória e o Palácio Anchieta, sede do governo estadual. 





Depois do almoço no Horto Mercado, nos dirigimos para Vila Velha atravessando a Terceira Ponte, de onde é possível ter uma vista panorâmica do Convento da Penha. Depois de um circuito pela orla de Vila Velha, fizemos nossa última parada no Farol de Santa Luzia. Do Farol seguimos de volta para Vitória já no final da tarde.






No dia seguinte, fomos para Vila Velha conhecer o Convento da Penha. Situado no alto de um penhasco, você tem duas opções para chegar lá: subir à pé ou comprar a passagem das vans que levam os turistas. Optamos por subir à pé, já que estávamos passeando. Mas confesso que me arrependi da decisão diversas vezes ao longo do caminho! rsrs




Lá de cima temos uma vista maravilhosa da baía e da cidade de Vitória e também da orla de Vila Velha. O complexo estava lotado e foi bastante difícil chegar ao Convento e tirar fotos. Do interior da capela então, foi impossível, já que tinha missa de hora em hora e os fiéis lotavam o espaço.







De lá partimos caminhando para a Praia da Costa, onde aproveitamos o restante do dia. O mar é perigoso e estava bastante agitado nesse dia. E apesar do dia nublado, estava muito abafado e a praia estava bem cheia.

No último dia, tínhamos apenas a parte da manhã para ir até o bairro das Goiabeiras já que havia decidido que não viria embora sem comprar minha panela de barro. Aliás, o que é a moqueca capixaba? Nossa principal refeição nos dias em que passamos em Vitória! rsrs




Foi um feriado delicioso e recomendo muito para quem quiser aproveitar e conhecer nosso estado vizinho. Acho que o Espírito Santo é um estado pouco valorizado em termos turísticos e é um pena, pois tem lugares incríveis e muito bonitos que não devem nada aos destinos turísticos mais tradicionais do nosso país. Além de cair bem ao bolso! E você, conhece o Espírito Santo? Conta pra gente o que mais gostou! 

Comentários

Postagens mais visitadas