Capitólio, o mar de Minas
Capitólio é uma das nove cidades de que fazem parte do Circuito Turístico Nascente das Gerais, a região mineira que vai do Lago de Furnas à nascente do rio São Francisco, na Serra da Canastra. Cercada de opções como cachoeiras, piscinas naturais, canions e trilhas, é um destino para amantes da natureza.
Estivemos lá durante as férias de julho. Dizem que é a melhor época do ano para visitar já que quase é o período de seca e quase não chove. Realmente, pegamos dias lindíssimos e de muito calor, o que deu para aproveitar bastante as cachoeiras, apesar da água gelada.
Do Rio de Janeiro até Capitólio são cerca de 12 horas de viagem (bem cansativo). Logo que chegamos na parte da manhã, fomos visitar o Mirante dos Canions, cartão postal que vi em vários sites. Confesso que fiquei bastante decepcionada com a vista, já que as fotos da internet são lindíssimas. Mas, como era muito cedo, não conseguimos ver o lago esverdeado - que parece só ser possível quando o sol está à pino (e para falar a verdade, acho que muitas fotos são photoshop na veia).
Bom, o que é importante ressaltar é que quando estivemos lá, o acesso era liberado e o mirante não oferecia nenhuma segurança: é só você e um abismo de não sei quantos metros de altura. Pelo que soube, hoje o acesso ao mirante está restrito, com mais estrutura e consequentemente, com cobrança de ingresso.
Aliás, a maioria dos atrativos naturais de Capitólio ficam em propriedades particulares onde são cobrados ingressos para entrada e permanência. Ingressos com preços bastante altos, mas percebe-se que os valores cobrados são reinvestidos nos locais que são bem preservados e oferecem boas estruturas para os visitantes.
Mirante dos Canions - Expectativa |
Mirante dos Canions - Realidade |
Cansadíssimas da viagem noturna, o primeiro dia pouco rendeu. Além do Mirante, vimos de longe a Usina de Furnas. O melhor mesmo veio no segundo dia com a visita ao Paraíso Perdido e Cascata Eco Park.
Visitamos Paraíso Perdido na parte da manhã. É um complexo de cachoeiras e piscinas naturais de águas cristalinas que conta com restaurante, banheiros e área de camping. Fica na beira da Rodovia MG-050 na cidade de São João Batista do Glória. Todo o circuito é acompanhado de monitores que prestam instruções de segurança e orientam como caminhar nas trilhas.
Pegamos um dia lindo com muito sol e calor. É uma das melhores atrações de Capitólio na minha humilde opinião.
Nosso roteiro na parte da tarde incluiu o Cascata Eco Parque, outro complexo de cachoeiras, canions e piscinas naturais também localizado na rodovia MG-050. As trilhas são leves e as cachoeiras formam deliciosas piscinas naturais. É lindo!!
Nosso terceiro dia em Capitólio foi dedicado à Trilha do Sol e ao passeio de lancha pelo Lago de Furnas. A Trilha do Sol também é de propriedade particular e um complexo de trilhas que percorre canions e cachoeiras.
A trilha ecológica é sinalizada e monitores orientam sobre o percurso. Em todas as cachoeiras e canions encontramos monitores que cuidam da segurança e orientam os turistas. A vegetação é típica do cerrado e placas dão informações sobre a fauna e flora local. O local também possui uma pousada, banheiros e restaurante.
O dia terminou com o passeio de lancha através dos canions do Lago de Furnas. Interessante, mas não foi o que mais me agradou. Primeiro, porque não mergulho. Segundo, porque estávamos num horário em que os paredões faziam bastante sombra na água tirando seu tom esverdeado. Sem falar que estava lotado de lanchas, som alto e até gente fazendo churrasco...Achei que não combina muito com o cenário, mas é uma opinião pessoal.
De maneira geral, adorei Capitólio e achei válido cada centavo investido nessa viagem. Tenho muita vontade de voltar e aproveitar melhor os passeios que mais gostei, as cachoeiras e aquelas piscinas de água gelada! rsrs
Comentários
Postar um comentário