Penedo, a Finlândia brasileira






Penedo é um distrito de Itatiaia, cidade localizada na Serra da Mantiqueira, no sul do Estado do Rio de Janeiro. Destino bastante procurado por quem deseja passar um fim de semana tomando um chocolate quente e aproveitando o frio da serra no período do inverno ou até mesmo fugindo do calorão do Rio de Janeiro no verão. A cidade tem forte influência da imigração finlandesa, por isso ser conhecida como a Finlândia brasileira. 

Estivemos em Penedo em duas ocasiões: a primeira, para passar um fim de semana na época do rio e na segunda vez, fazendo o tradicional passeio bate e volta num dia de muito calor. O local sempre deixa na gente aquele gostinho de "quero mais" e pretendo voltar ainda esse ano para aproveitar melhor a região. 

A primeira visita a Penedo foi com uma excursão em grupo organizada por uma amiga que também trabalha com turismo e só faz passeios top de linha. O hotel em que ficamos hospedados é maravilhoso, bem localizado e com uma boa estrutura de lazer. 

Localizado ao lado do rio onde cai uma bela cachoeira, o local rendeu belas fotos. Pena que estava muito frio e não tivemos coragem de enfrentar a água gelada da piscina. 






Nas duas ocasiões, como de praxe, passamos o dia conhecendo o Centro de Penedo e o famoso Shopping do Papai Noel. Achei tudo uma graça e tiramos várias fotos. Mas confesso que não gastei nadica de grana por lá! Primeiro porque não sou muito consumista, detesto fazer viagens de compras. Só compro algo que realmente me chama muito a atenção e seja bem diferente do que costumamos ver nesses comércios voltados para turistas. Segundo, os preços não são nada convidativos...

Circulamos bastante pelo centro, conhecemos a fábrica de chocolate - ficamos novamente só com o cheirinho delicioso da guloseima, pois o preço não é nada convidativo. 







Uma coisa interessante é que na primeira vez o shopping não tinha a decoração dos guarda-chuvas pendurados, o que dá muito mais charme ao local e acabou virando cartão postal.  




O que tenho a dizer é que Penedo é um lugar onde se come bem. Não sou de guardar nomes de restaurantes, mas os escolhidos não poderiam ser melhores. E comida boa a gente não esquece!



Aproveitamos também para fazer o passeio de trenzinho. Ele parte do centro, bem próximo do shopping. A primeira parada é nas Três Cachoeiras. Na primeira vez que fomos, estava vazia e tiramos bastante fotos. Já na segunda, como estava calor, encontramos muitos banhistas curtindo o rio e as quedas d'água. O trem nos leva até a parte alta da cidade onde é possível ver lá embaixo todo o centro da vila. 







Nos arredores de Penedo há muitos outros atrativos como cachoeiras, trilhas e também a possibilidade de visitar o Parque Nacional da Serra dos Órgãos. Mas, como estávamos em excursão e esses atrativos não estavam no roteiro, acabamos não conhecendo. Por isso, está nos nossos planos uma nova viagem com mais tempo e com um roteiro mais ampliado pela região.

De qualquer maneira, é um passeio muito agradável e relaxante para ser fazer em um final de semana ou dia. Quem não conhece, fica a dica!   

Comentários

Postagens mais visitadas