Deserto do Atacama - Parte 2 - Salar de Atacama e Lagunas Altiplânicas
No Atacama os principais pontos turísticos tem visitas organizadas em horários específicos. Alguns passeios são feitos pela manhã, à tarde ou com roteiros de um dia inteiro. Organizamos nosso dia de forma a fazer sempre dois passeios por dia - com exceção do Salar de Tara que leva o dia todo.
Nosso primeiro passeio foi para as Lagunas Altiplânicas, que ficam dentro da Reserva Nacional Los Flamencos. O roteiro tradicional também inclui a visita à Piedras Rojas, mas a atração estava fechada. Uma pena, pois estava louca para conhecer e dizem que é um dos passeios mais lindos do deserto.
Saímos bem cedinho do hostel e fazia muito frio. Mas o dia estava lindo e aos poucos o sol foi surgindo e nos aquecendo um pouco, mas o vento constante não permite que se tire o casaco.
Nossa primeira parada foi a Laguna Chaxa, no Salar de Atacama, também dentro da reserva. O Salar de Atacama é o local com a maior concentração de sal do Chile e a Laguna é formada pela água das chuvas que se infiltra nas montanhas da Cordilheira dos Andres e volta à superfície nessa região mais baixa.
A Laguna tem uma grande concentração de flamingos que ficam se alimentando com a cabeça dentro da água. A área é demarcada por caminhos por onde podemos caminhar sem danificar as crostas de sal, que tem uma coloração cinzenta ou amarronzada, já que o sal está misturado com as rochas.
Nos passeios que ocorrem pela manhã, as agências tradicionalmente incluem café da manhã. Nesse passeio, o café foi servido na laguna que tem uma estrutura que conta com banheiros, uma área para fazer refeições e conta com informações bem interessantes sobre a formação do salar e a vida animal que habita a região.
Do Salar de Atacama pegamos a estrada com destino às Lagunas Altiplânicas. Formada pelas Lagunas Miscanti e Laguna Miñiques, o local fica a 4.200 metros de altitude e é belissimo. Há um posto de controle na entrada onde pagamos uma taxa para visitar o local. Também há estrutura com banheiros para os visitantes.
A primeira laguna que avistamos é a Miscanti e a vistá é maravilhosa! Ao fundo, avistamos o vulcão Miscante que fica coberto de neve no inverno.
Seguimos a trilha demarcada e nos dirigimos para a segunda laguna, a Miñiques e o vulcão com o mesmo nome. Outra lindeza e belas fotos.
Na volta, o guia e motorista parou na estrada para tirarmos fotos na incrível paisagem do deserto. E também na placa que marca o local exato onde passa a linha geográfica do Trópico de Capricórnio.
Ainda passamos no pequeno vilarejo de Toconao, que não possui muitas atrações, apenas uma praça e uma pequena igrejinha construídas com pedras vulcânicas.
As primeiras impressões do deserto foram as melhores possíveis. E já posso dizer que foi um dos meus passeios preferidos no Atacama. Nesse primeiro dia ainda tínhamos outro passeio na parte da tarde. Muitas surpresas e paisagens lindas ainda nos aguardavam!
Comentários
Postar um comentário