Porto Seguro - Parte 2 - Na Costa do Descobrimento

A Costa do Descobrimento nos deixou tão encantados que, na primeira oportunidade, não hesitamos em voltar para mais uma temporada carnavalesca. Desde vez, ficamos hospedados na Praia do Mutá e a poucos passos do pórtico que marca a divisa entre Porto Seguro e Santa Cruz de Cabrália. Apesar de revisitar algumas praias de Arraial da Ajuda e Trancoso, inconscientemente nossos passeios ficaram concentrados na parte norte dessa zona turística.

Para o lado sul, a novidade foi a visita à Praia do Espelho, que na outra viagem não conseguimos conhecer totalmente. Duas situações climáticas contribuíram e muito para que nosso dia na praia fosse o melhor possível: o dia estava ensolarado e lindo e a pegamos a maré baixa (nesse dia o nível estava 0,5 e a previsão de subida era apenas na partes da tarde).

Isso quer dizer que encontramos a água bem tranquila e rasa, com muitas piscinas naturais durante todo o dia. Isso faz muita diferença, pois quando a maré sobe, as piscinas naturais desaparecem e a paisagem da praia é completamente diferente. Dizem que a Praia do Espelho está no ranking das mais bonitas do Brasil. Só sei que achei a praia lindíssima e muito agradável. O caminho de Porto Seguro é longo e pegamos uma estrada de terra que sacudiu muito. É uma praia semi deserta, com poucas barracas e algumas poucas pousadas ao longo da praia.

A praia é cercada de falésias de cores brancas e vermelhas. No alto de um dos morros bem em frente à praia tem um mirante onde se pode tirar belas fotos. Pena que só o descobrimos na hora de parti e o sol já tinha ido embora.

Além da Praia de Coroa Vermelha, que voltamos várias vezes, tiramos um dia para conhecer outra praia da região de Santa Cruz de Cabrália. A praia escolhida foi a de Arakakaí. Foi bem bacana, pois além de conhecer praias diferentes do roteiro turístico, pudemos curtir uma praia onde o que se vê é a forte presença da população local. Isso significa também que é possível encontrar produtos com preços mais justos e acessíveis. Bebemos e comemos bem em uma das barracas da praia pagando preço justo, coisa que não costumamos fazer em praias que possuem grande fluxo de turistas.

No final da praia na direção das pedras, você encontra a subida para o morro onde fica localizado o Centro Histórico de Santa Cruz de Cabrália. Nós nem sabíamos da existência do local, apenas vimos uma placa indicando que o município seria o "berço da civilização brasileira" e paramos para tirar fotos. Ao ver outra placa indicando a existência do sítio histórico, resolvemos subir. Ainda bem, por que foi muito legal conhecer!

O Centro Histórico é bem pequeno e formado pela Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição e a Casa de Câmara e Cadeia. O conjunto arquitetônico é tombado pelo IPHAN. Aliás, todo o conjunto paisagístico de Santa Cruz de Cabrália que, além do Centro Histórico, inclui toda a orla marítima e Coroa Vermelha é tombado pelo órgão.

Do alto do morro, temos uma vista lindíssima do litoral de Santa Cruz de Cabrália.

Caminhando pelo local, descobrimos uma trilha atrás da igreja. Seguimos e qual não foi nossa surpresa encontrar um mirante natural com uma vista esplendorosa do rio João de Tiba lá embaixo! Lindo, lindo, lindo!

Aliás, a missão da viagem desde o começo foi conhecer outro município da Costa do Descobrimento: Santo André. A motivação foi a notícia que o local foi escolhido pela seleção alemã de futebol para montar sua base de concentração durante a Copa do Mundo que seria no Brasil no ano seguinte.

O rio João de Tiba separa Santa Cruz de Cabrália de Santo André. Atravessamos de balsa e a paisagem é lindíssima!

Do desembarque da balsa ainda pegamos um transporte para chegar até a praia. A praia de Santo André tem águas calmas e escuras devido ao encontro do rio João de Tiba com o mar. A orla é completamente deserta, só tinha concentração de poucas pessoas além de nós perto da foz do rio. Não é à toa que os alemãs ganharam a Copa do Mundo! Concentrados num lugar tranquilo e lindo como esse, até eu!

Foi uma delícia passar o dia ali, apesar de ter me sentido assaltada com os preços praticados pelos comerciantes locais! Ali bebi a garrafa de água mineral mais cara da minha vida e olha que não era Perrier! Mesmo assim, Santo André foi o ponto alto da viagem, mais do que a famosa Praia do Espelho.

E que coisa interessante: só depois de um tempo é que me dei conta que, após estar duas vezes em Porto Seguro, não fomos nenhuma vez ao Centro Histórico da cidade. Como pode? Erro imperdoável! Que só poderá ser corrigido com uma nova viagem. Quem sabe?