Maragogi, o caribe alagoano

 



Num belo dia, olhando assim sem querer querendo passagens aéreas em promoção, encontramos preços baixíssimos para Maceió. Sem piscar, compramos as passagens pensando nos dias que teríamos livres durante a Copa do Mundo no Brasil para fugir da loucura que ficaria o Rio de Janeiro. Passagens compradas, o que fazer? Bom, além de Maceió, resolvemos aproveitar a viagem para conhecer Maragogi, lugar que já havíamos nos apaixonado através das fotos vistas nos sites de viagem. O roteiro ficou assim decidido: 7 dias em Maragogi e 7 na capital alagoana. 

Maragogi fica localizada na região turística conhecida como Costa dos Corais, que compreende parte do litoral de Alagoas e Pernambuco. A região faz parte de uma Área de Proteção Ambiental que engloba cerca de dez municípios entre os dois estados. Como o nome já indica, o litoral da região é cercado por barreiras de corais que na maré baixa forma piscinas naturais de águas esverdeadas. O mar também tem uma cor azul muito parecida com as das praias do Caribe, daí a região ser chamada de Caribe brasileiro

Para falar a verdade, não conseguimos conferir o tal caribe como dizem. Fomos numa época que chove muito. Aliás, choveu praticamente todos os dias em que estivemos lá: ou chovia de manhã, ou chovia à tarde, ou chovia à noite. Todo dia. Mas, depois da chuva abria um sol escaldante! Mas o mar ficava tão mexido que a a tal cor "mar do Caribe" não se apresentou para gente.

Isso não significa que a viagem não tenha sido boa. Foi ótima e pretendo voltar assim que possível. Aproveitamos muito a praia de Maragogi e é impressionante como a maré influencia na paisagem das praias. Na parte da manhã, com a maré baixa podíamos caminhar quilômetros mar adentro. Aliás, caminhar nas praias foi a atividade que mais fizemos. 






No primeiro dia, caminhamos bastante pela praia aproveitando a maré baixa. Nos dias seguintes, aproveitamos para conhecer outras praias da região sempre utilizando transporte público ou caminhando pelo litoral. 



Conhecemos todas as praias de Maragogi por conta própria, sem agência ou intermediários. Saindo do centrinho da cidade, chega-se à BR-101 onde passam vans que te levam para todas as praias. No segundo dia, pegamos a van e pedimos para nos deixar em Barra Grande. Tudo ali parece cidade do interior só que no litoral, inclusive Maragogi. Lugares pequenos com características de pequenas vilas de pescadores. 

A Praia de Barra Grande não tinha nenhuma estrutura de barracas nem restaurantes. Só tinha pescadores com seus pequenos barcos jogando redes ao mar. Resolvemos então, caminhar pelo litoral ora dando mergulhos no mar, ora parando para tirar fotos. 




De Barra Grande, chegamos à
Praia do Antunes. O litoral é cercado de coqueiros e assim como Barra Grande, não possui estrutura de praia. É bem deserta e de vez em quando passava um bugre fazendo o tradicional passeio pelas praias da região. 





 

Passamos ainda pela Praia do Xaréu até finalmente chegar na Praia de Ponta de Mangue. Ali sim, encontramos um restaurante onde pudemos beber e comer algo depois de caminhar horas e horas debaixo do sol. 





Foi maravilhoso conhecer todas essas praias. Mas a volta foi cruel: tivemos que caminhar um bom trecho de uma estrada de terra até a BR-101 para pegar a van que nos levaria de volta à Maragogi. Foi durante o retorno pela estrada que nos demos conta do quanto nós tínhamos caminhado naquele dia! Se faríamos de novo? Com certeza!

E claro, que estando em Maragogi não poderíamos deixar de fazer o famoso passeio pelas Galés, as piscinas naturais que se formam mar adentro com a maré baixa. Foi um passeio que não me agradou por dois motivos: exatamente nesse dia, pegamos o tempo nublado e a maré não estava baixa, impedindo que aproveitássemos as piscinas naturais do jeito que havíamos visto nas fotos. Quem sabe numa próxima vez a gente não dá mais sorte?





Em compensação, fizemos outro passeio pelas galés que ficam na Praia da Peroba. Ali sim pegamos a maré bem baixinha, vimos muitos peixes coloridos e pudemos mergulhar com eles durante muito tempo. A Praia da Peroba é a última praia do litoral de Alagoas que é separado do litoral de Pernambuco por um rio que corta a praia. 




Passamos o dia nessa praia, que é maravilhosa, caminhando pelos bancos de areia que adentram pelo mar. Uma delícia!





Num dos dias, aproveitamos também para conhecer Japaratinga. Novamente, pegamos uma van na BR-101 que nos deixou na entrada do pequeno município. Caminhamos até a praia central da cidade, que estava com a maré baixíssima, com muitas piscinas naturais. Passamos o dia todo ali. Apesar de ter restaurantes e bares na praia, estavam todos fechados. 






Quando a maré subiu na parte da tarde, a paisagem da praia mudou completamente! Nem parecia o mesmo lugar! Percebam a diferença entre as fotos. 





Depois ficamos sabendo que é possível subir essa falésia da foto e que a paisagem lá de cima é espetacular. Mas, como estávamos a pé não seria mesmo muito viável chegarmos até lá. Mesmo assim, valeu muito curtir Japaratinga e recomendo muito que quem vai à Maragogi não deixe de dar uma passada por lá.

Foram dias maravilhosos em um lugar que é um paraíso. Antes de irmos para Maceió, ainda aproveitamos que estávamos pertinho e fizemos um passeio até a Praia dos Carneiros, em Pernambuco. Adianto que foi uma das praias mais bonitas que já conheci na vida. Por isso, merece um post só para ela. Aguardem! 

Comentários

Postagens mais visitadas