Praia dos Carneiros, o paraíso pernambucano

A Praia dos Carneiros entrou para minha lista de prioridades de viagem logo que vi as primeiras fotos na internet. E já no planejamento da viagem à Maragogi ela entrou no roteiro. Muitos turistas incluem a praia nas viagens feitas à Porto de Galinhas. Mas é possível visitá-la estando em Maragogi num passeio bate e volta também. A praia fica no no município de Tamandaré (PE), no meio do caminho de quem vai de Alagoas para Porto de Galinhas.

Contratamos um passeio privativo que incluiu apenas o transporte de Maragogi até a Praia dos Carneiros. Deve existir outro acesso para a praia, mas o rapaz que contratamos no levou direto para o Bora a Bora - restaurante mais conhecido da Praia dos Carneiros. Ele possui estrutura com estacionamento, banheiros, área de lazer e descanso, além do restaurante.

O preço dos pratos não são baratos, mas a estrutura oferecida vale o preço, já que você pode utilizá-la à vontade. Além disso, a praia não conta com estrutura de barracas ou outros serviços, além de alguns pequenos vendedores na areia. Não faz muito nosso estilo de viagem - foi um dia que gastamos mais dinheiro na viagem - mas foi bom aproveitar.

Nós planejávamos caminhar pela praia até a famosa igrejinha de São Benedito, mas logo que chegamos nos ofereceram um passeio de lancha pela praia e acabamos caindo na tentação - a primeira facada do dia! rsrs

A maré estava baixa deixando a faixa de areia bem larga e os recifes que tomam conta da praia bem à vista. O passeio nos levou a uma área de manguezal e o piloto da lancha foi bem simpático e ia nos passando informações sobre o local. Foi muito legal ter uma vista da praia a partir do mar e aproveitamos para tirar várias fotos.

O ponto alto do passeio, claro, foi a parada em frente à Igreja de São Benedito, ponto turístico principal da praia! Demos muita sorte por que a praia estava vazia e tiramos muitas fotos sem nenhum papagaio de pirata!

Depois, a lancha nos levou para o outro lado do litoral. Não consegui identificar se era uma ilha, mas paramos numa praia para tomar banho de lama. Na verdade, era mais uma dessas atividades "caça turista". Fica uma galera com baldes de lama falando das inúmeras propriedades dela para a pele e a saúde. Te convidam para passar a lama no rosto e corpo e depois - adivinha? - te oferecem a compra sabonetes que dizem ser feitos com aquele barro. Não vou considerar de todo ruim já que a criança que nos acompanhava gostou da brincadeira. Se a criança tá feliz, os pais também estão!

De lá, partimos para um banco de areia no meio do mar! O guia nos disse que é um dos maiores bancos de areia do nordeste. Em algumas áreas tem água e em outros trechos podemos caminhar apenas na areia. Achei muito interessante.

O passeio durou cerca de uma hora. Não foi lá um dos melhores passeios que já fiz, mas analiso que valeu a pena. A lancha nos deixou nas piscinas naturais que ficam em frente ao restaurante. Ela são formadas dentro de uma grande barreira de corais. É preciso cuidado para não se machucar. Ficamos bastante tempo ali curtindo a água quentinha!

A essa altura a maré já tinha subido e a paisagem da praia já era outra.

Almoçamos no restaurante - a segunda facada do dia. Achei a comida cara, pouco servida e não era tão saborosa assim. Pelo preço que cobram, a qualidade deveria ser melhor. Mas aproveitamos para assistir um dos jogos da Copa do Mundo pelo telão, a criança brincou no parquinho do complexo, usamos os banheiros e vestiários para nos trocar antes de irmos embora. No final, o saldo foi positivo.

Foi uma das praias mais bonitas que já conheci! Valeu muito a pena cada centavo gasto. Se retornasse, faria diferente: dispensaria o passeio de lancha para caminhar pela praia aproveitando cada pedacinho e explorando outros cantos que não tivemos oportunidade de conhecer.