Santa Rita de Jacutinga, cidade das cachoeiras

Santa Rita de Jacutinga é uma pacata cidadezinha que fica entre a Zona da Mata e o sul de Minas Gerais, na divisa com o Rio de Janeiro.

Trilhas, cachoeiras, ciclismo, propriedades rurais e turismo histórico são os principais atrativos do local. Em 2019, passamos um fim de semana delicioso por lá e vamos te contar tudo!

Saímos do Rio de Janeiro numa sexta-feira à noite. Com roteiro todo definido para o fim de semana, a empresa de ônibus contratada teve problemas com o micro ônibus que tínhamos alugado. Esse imprevisto afetava diretamento todo o planejamento que havíamos feito (trabalhar com turismo tem dessas coisas!).

Mas a ajuda do dono da pousada onde nos hospedamos nos ofereceu todo o suporte para refazer nossa programação, nos direcionando para os atrativos onde poderíamos chegar com facilidade e circular com o ônibus. O que parecia um problema antes, foi totalmente contornado e pudemos aproveitar nosso fim de semana nessa bela cidade.

Na nossa chegada, o proprietário da Pousada O Meu Canto, o Gil, nos recebeu e uma deliciosa rodada de caldos nos aguardava para nos aquecer do friozinho gostoso que fazia. Muito feijão amigo, caldo verde, canjinha! Humm!

No sábado, após o café da manhã, saímos para conhecer os atrativos da região acompanhados pelo César, guia local muito prestativo e gente finíssima! Nossa primeira parada foi na Fazenda das Três Cachoeiras, uma propriedade privada onde conhecemos três quedas d'água: a cachoeira do Por Acaso, do Escorrega e do Batismo.

Com o frio que estava fazendo e a água muito fria, só as crianças corajosas, o guia e uma pessoa do grupo entraram na água! rsrs

Os outros ficaram só na contemplação...

Ainda aproveitamos e conhecemos a propriedade rual onde o dono planta diversos produtos agrícolas nos mostrou como fabrica fubá de maneira artesal usando uma moenda que é movida pela água do rio. Foi muito interessante! Além de aprender sobre esse processo ainda saimos com saquinhos de fubá fresquíssimo e bem baratinhos!

Saímos de lá direto para o almoço no Rancho Recanto das Águas, outra propriedade rural que oferece comida caseira simples feita no fogão à lenha e muito deliciosa! Na propriedade há criação de gado leiteiro, aves, lago com pesque e pague e um riacho lindo nos fundos da propriedade. Sem falar da hospitalidade mineira! E um doce de leite clarinho, lisinho e delicioso fabricado na propriedade.

Retornamos para o centro da cidade e lá começamos nosso city tour. Subimos as ingrímes ladeiras do Monte Calvário com 1.040 metros de extensão. No caminho, passamos por 14 capelas que remetem à 14 estações da Via Sacra.

Ficamos curiosos em ver bancos com nomes de pessoas e famílias e nosso guia local nos explicou que há uma tradição da cidade de colocarem bancos na subida com nomes de entes queridos com a intenção de homenageá-los.

No alto do Morro fica localizada o Santuário de Nossa Aparecida no Monte Calvário, ou simplesmente, a Igreja do Alto, como costumam chamar os moradores. A construção data do início do século XX. Lá de cima também é possível ter uma visão panorâmica da cidade de Santa Rita de Jacutinga.

O city tour ainda contou com a passagem pela antiga estação ferroviária da cidade e pela belíssima Matriz de Santa Rita de Cássia, que toda iluminada, nos ofereceu uma vista belíssima.

A noite foi de mais caldos deliciosos, bebidinhas e conversa boa no bar da pousada e na beira da piscina.

No domingo, nossa programação inclui mais uma cachoeira - a do Coronel Cardoso. Uma trilha bem fácil nos deixa em frente a uma enorme queda d'água e uma praia na beira do rio. No local há uma pequena usina hidrelétrica que está desativada.

E mais candidatos corajosos para encarar as águas geladas num dia de frio! rsrs

Da cachoeira fomos conhecer a mais famosa e maior fazenda da região - a Fazenda Santa Clara. Recebemos uma grande aula do guia local que é herdeiro do proprietário da fazenda.

A Fazenda Santa Clara foi uma das maiores do Brasil em número de escravos no período do café. Possui 12 salões, 52 quartos e 365 janelas e já foi cenário de filmes e novelas, como Terra Nostra.

O ponto alto da visita foi conhecer a masmorra onde os escravos eram castigados e que guardam os instrumentos de castigo e tortura originais. Muito impactante!

Também conhecemos as casas onde viviam o capataz e funcionários da fazenda assim como a sensala que abrigavam os escravos.

Foi um aulão de História! Fomos para o almoço e retornamos para a pousada para fazer o check-out. Mas não sem antes passarmos nas lojas da cidade e comprarmos o queijo minas mais delicioso da vida, além de muitos potes de doces caseiros e outras delícias mineiras!

Foi um final de semana agradabilíssimo! Muitos atrativos e cachoeiras ficaram de fora, já que dois dias é pouco tempo para conhecer toda a região. É um bom motivo para voltar, não é?

Se você gostou do relato da nossa viagem para Santa Rita de Jacutinga, fique de olho nas nossas redes sociais para não perder a próxima! Voltaremos em breve!