Vale do Amor e Castelo de Itaipava
Após um ano e oito meses com nossas atividades paradas devido à pandemia de Covid-19, finalmente colocamos o pé na estrada! E o lugar escolhido para esse retorno não poderia ser outro: o Vale do Amor, em Petrópolis, com uma esticadinha até o Castelo de Itaipava.
O Vale do Amor é um belo jardim que oferece um espaço para orar, meditar ou simplesmente passear com amigos e família. É um lugar dedicado ao diálogo inter-religioso e ao desenvolvimento de uma consciência ambiental.
Os jardins fazem referências ao xintoísmo, hinduísmo, taoismo, budismo e ao zen, umbanda, candomblé, religiões indígenas e ao cristianismo que têm seus símbolos representados através de imagens, plantas e pela arquitetura do próprio jardim.
Nosso grupo percorreu todo o Vale do Amor tirando belíssimas fotos e conheceu um poucos das religiões e seus símbolos que estão presentes no santuário. E isso é muito legal no Vale do Amor: mesmo os leigos em qualquer uma das religiões representadas ali pode aprender um pouco sobre elas, já que existem totens explicando o significado dos símbolos ali expostos.
O local também conta com estrutura de banheiros e uma pequena cantina que serve bebidas e pequenos lanches.
Antes do almoço, fizemos uma parada para compras na tradicional Feirinha de Itaipava. E depois seguimos para a segunda atração do dia: o Castelo de Itaipava.
O castelo foi construído para servir de residência ao Barão J. Smith de Vasconcelos. É uma reprodução renascentista e contou com a mão de obra de vinte famílias trazidas da Europa assim como todo material utilizado na sua construção era europeu: blocos de pedra talhadas por artesãos portugueses, mármores de carrara vindo da Itália, telhado vindo da França, vitrais austríacos e ferragens inglesas.
Várias personalidades brasileiras frequentaram o local. Hoje, além das visitas, o espaço é utilizado para festas e eventos e também abriga um hotel e dois restaurantes.
Foi um dia muito agradável com direito a compra de muitos potes de biscoito amanteigado de Petrópolis!
Se você ainda não conhece o Vale do Amor e o Castelo de Itaipava, acompanhe nossas redes sociais para saber quando será o próximo passeio!
Instagem: @bichocarpinteiroviagens
Barão J. Smith de Vasconcellos
Comentários
Postar um comentário