Conservatória, a cidade das serestas




 

Ao contrário do que muitos pensam, Conservatória não é uma cidade. É um distrito da cidade de Valença, localizada na região conhecida como Vale do Café

Estivemos por lá em 2019 com um grupo super especial. Conhecemos muito sobre a história local, ouvimos seresta e contemplamos as belas paisagens do Vale do Paraíba. 

A Guia de Turismo local, a Lúcia, nos acompanhou durante toda a visita nos contando muitas histórias e "causos" locais. Nossa primeira parada foi na Parada do Chocolate, lojinha de chocolates finos. Mas não tem só chocolate, não! Lá você é recepcionado com música! 

Aliás, quando estávamos lá, um cliente da loja - um adolescente - pediu para tocar uma música ao piano. Foi um momento lindo e muito emocionante para todos os que estavam presentes! Fomos bem sortudos nessa visita!




A Cachaçaria Vilarejo é outro atrativo local e não poderíamos deixar de visitar. Ela pertence ao Hotel Fazenda Vilarejo e possui canavial próprio. A produção de cachaça é totalmente artesanal e focada na sustentabilidade.







Tivemos a oportunidade de fazer uma visita guiada onde nos foi explicado como funciona o processo de produção da cachaça e também da rapadura. A lojinha oferece vários produtos produzidos pela fazenda e é um local agradável que rende boas fotos. 








Já no centro de Conservatória, visitamos o Túnel que Chora. Na verdade, o túnel se chama Maria Nassar, mas têm esse nome devido a uma fonte que faz chorrar água pelas pedras. Ele foi construído para a passagem de uma estrada de ferro, em 1877. 






Como podemos ver, o túnel não tem qualquer revestimento e as rochas encontram-se em estado bruto no possibilitando ver o trabalho artesanal feito pelos escravos na época. 


A praça de Conservatória estava lotada de gente assistindo aos shows de serestas. Muitos cantores locais se apresentaram e divulgavam orgulhosamente seus CD's gravados. Parecia uma disputa de quem tinha gravado mais CD's!






E nosso grupo aproveitou para ouvir as belíssimas canções dos artistas locais tomando uma cervejinha na praça. Afinal, ninguém é de ferro e eles mereciam!


Dali partimos para nosso almoço num lugar super especial e lindíssimo: a Serra da Beleza. Na verdade, a serra se chama da Taquara. Mas quem conhece, dá razão ao nome popular.






É um "mar" de montanhas que separam o estado do Rio de Janeiro de Minas Gerais. A Lúcia nos contou que o local é um campo de estudos da ufologia e que muitos dizem terem avistados OVNIs e extraterrestres na região. 


Se é verdade ou não, não dá para saber...A única coisa que temos certeza é que almoçamos num restaurante de comida mineira maravilhoso e com uma vista deslumbrante da serra. 






Já na volta para a cidade, passamos pela Ponte dos Arcos, construída entre 1887 e 1883 para passar a ferrovia que escoava o café produzido em todo o Vale do Café. 





Já no centro de Conservatória, o grupo aproveitou para comprar produtos e lembrancinhas na feirinha que estava montada perto da praça. Além disso, conhecemos e tiramos fotos em outro importante atrativo da cidade: a Locomotiva 206.


Ela fica localizada bem ao lado da antiga estação ferroviária de Conservatória, aberta em 1883 e desativada em 1961 (a primeira foto deste post). 


A Locomotiva 206 foi fabricada nos Estados Unidos e foi a segunda locomotiva a transitar em Conservatória. Foi muito utilizada nas viagens entre a Estação de Barra do Piraí, no Rio de Janeiro, até a Estação de Soledade, em Minas Gerais. 






Foi um dia incrível de muito conhecimento e diversão!






Gostou da nossa experiência? Acompanhe nosso perfil. Estaremos de volta à Conservatória em breve. E você não vai perder, vai? 

Comentários

Postagens mais visitadas