Ilha Grande - Parte 2 - Aventureiro e Parnaioca
Um dos principais cartões postais da Ilha Grande fica na Praia do Aventureiro - o famoso coqueiro que cresceu formando um ângulo de 90º. A praia fica no lado da ilha voltado para o mar aberto. A Praia do Aventureiro faz parte do Parque Estadual Marinho do Aventureiro e é adjacente à Reserva Biológica da Praia de Sul. Seus limites compreendem a área costeira e praias desde Parnaioca até a ponta do Drago.
Quando estivemos lá pela primeira vez a mais de dez anos, Aventureiro não tinha luz elétrica, tinha pequenos comércios, alguns campings e abrigava uma pequena vila de pescadores. Hoje, a vila tem luz elétrica e tive impressão que a população e quantidade de casas, restaurantes e campings cresceu bastante. Alguns campings oferecem, além da área para barracas, pequenos quartos para hospedagem.
Chega-se a Aventureiro por embarcações vindas de Angra ou através de passeios de barcos que saem de outras praias como Araçatiba, Praia Vermelha e Provetá. Das vezes que fomos para lá foi através de passeios saindo de Araçatiba.
Quem se hospeda em Abraão tem a opção de conhecer Aventureiro através de um pacote oferecido pelas agências conhecido como "Volta à Ilha". Pessoalmente (opinião pessoal mesmo), acho que não compensa. Apesar de muitas agências fazerem esse passeio de lancha, é muito longe e você passa mais tempo no mar do que curtindo as praias. Só para se ter uma ideia, saindo de Araçatiba são cerca de 2 a 2h30 de barco para chegar (as lanchas levam menos tempo e são mais caras). Já é demorado, imagina saindo de Abraão!!
Bom, já fiz o roteiro que leva apenas a Aventureiro e outro que vai até a praia de Parnaioca. Como as praias ficam em área de mar aberto, nem sempre as condições do mar permitem o passeio. Demos sorte de pegar tempo bom e mar favorável nas vezes em que fomos e pudemos aproveitar as praias que estavam com mar bem calmo.
A praia de Parnaioca é uma das mais isoladas da Ilha Grande. Quando estivemos lá na primeira vez, não tinha nenhuma construção além de uma antiga igreja e um cemitério. Vimos uma família que vivia lá numa espécie de acampamento. Hoje, a praia tem alguns campings, mas não tem energia elétrica e tudo funciona na base do gerador.
No canto direito da praia desemboca o rio Parnaioca. Tem um trilha que podemos seguir e chegar a uma pequena cachoeira formada pelo rio mais acima. É uma praia de mar agitado e fundo, tem muita sombra e curtir o rio que desemboca no mar é uma delícia.
Geralmente, no retorno dos passeios os barcos costumam fazer uma parada na pequena e isolada Praia dos Meros. De areias brancas e mar agitado, é possível mergulhar e usar snorkel para ver a rica vida marinha do local.
A vantagem de visitar essas praias da Ilha Grande a partir de Araçatiba é que, apesar de serem distantes e demorar para chegar, você leva menos tempo do que fazendo o passeio a partir da vila do Abraão. Dessa maneira, tem mais tempo para curtir, caminhar e mergulhar nessas praias. Mas, se você está em Abraão, tem pouco tempo ou nenhuma expectativa de voltar à Ilha, não tem porque perder a oportunidade, se ela surgir. Não vai se arrepender.
Comentários
Postar um comentário