Porto Seguro - Parte 1 - Na Costa do Descobrimento

Porto Seguro da Bahia foi minha primeira viagem fora do meu estado de origem e minha primeira viagem de avião. A primeira visita, em 2008, foi para passar o carnaval e depois voltamos para mais uma temporada carnavalesca um ano antes da Copa do Mundo no Brasil, em 2013.

Toda a região que visitamos nas duas viagens faz parte da zona turística conhecida como Costa do Descobrimento, assim chamada porque foi a região onde chegaram os primeiros exploradores portugueses no território que mais tarde ficaria conhecido como Brasil.

O engraçado é que na primeira viagem, sem se dar conta disso, terminamos por privilegiar a parte sul dessa rota turística enquanto que na segunda conhecemos alguns municípios ao norte. Nesse primeiro post, para não ficar muito longo, vou falar sobre a primeira viagem e nosso roteiro que incluiu, além de Porto Seguro, Trancoso, Arraial da Ajuda e Coroa Vermelha. Também passamos por Caraíva e já falamos sobre essa experiência aqui

Ficamos hospedados num hotel maravilhosamente maravilhoso na Praia de Taperapuã em frente ao famoso complexo de lazer Axé MoiComo era época de carnaval, o complexo ficava insuportavelmente lotado todos os dias. Como não somos muito chegados à muvuca e à proposta do complexo, fomos lá apenas um dia para conhecer. Para quem gosta de carnaval, músicas e coreografias baianas é o lugar ideal.

Em Porto Seguro, visitamos todas as noites a famosa Passarela do Álcool, que ficava movimentadíssima com os trios elétricos e com o comércio que funciona a noite toda. A maior parte do dia encontrávamos o comércio fechado na região, com exceção de restaurantes e algumas lojas. O fervo era mesmo à noite.

Também fizemos o passeio ao Parque Marinho Recife de Fora, uma enorme barreira de corais no meio do mar e que fica a 9 km da cidade. É uma área de preservação da vida marinha com piscinas naturais que se formam na maré baixa. O passeio permite o mergulho nas piscinas, mas apenas nas áreas demarcadas. Há informações aos turistas sobre a importância do recife e da vida marinha que dele depende. É muito bonito.

Além da cidade de Porto Seguro, também conhecemos Trancoso. Atravessamos o rio Buranhém de balsa, um atrativo à parte, e do outro lado pegamos uma van que nos deixou na Praia dos Nativos. É uma praia bem movimentada e agitada, com muitas barracas e música eletrônica. Mas o que mais no agradou foi encontrar o rio Trancoso, que deságua no mar. Uma delícia ficar ali horas e horas curtindo uma hora as águas do rio, outra hora as águas do mar.

Dali seguimos para a praia a Praia dos Coqueiros e subimos para o famoso Quadrado, centro histórico e coração da cidade. Ao lado da histórica igreja de São João Batista é possível ter uma visão panorâmica da praia lá embaixo.

Em Arraial da Ajuda, o que fizemos foi andar na praia. Na primeira vez em que fomos, pegamos a van e fomos direto para a Praia de Pitinga. A muvuca e as barracas cheias de gente não fizeram nossa cabeça e caminhamos para encontrar um lugar mais calmo para ficar. Surpresa maravilhosa foi encontrar um outro rio (que não sei o nome) desaguando no mar! Passamos várias horas ali.

Resolvemos caminhar pela praia e ir em direção às falésias brancas que víamos à nossa frente. A praia vai ficando cada vez mais vazia e sem estrutura de barracas. Ainda encontramos outro rio desembocando na praia mais à frente.

Caminhamos muito e só mais tarde descobrimos que havíamos caminhado nas Praias de Taípe e da Lagoa AzulA visão das falésias brancas e avermelhadas contornando o litoral é lindo!

Ainda voltamos mais uma vez à Arraial da Ajuda, desta vez para a Praia de Mucugê, que com a maré baixa formava várias piscinas naturais. Curtimos muito a praia e andamos de caiaque. É na praia de Mucugê que fica o Arraial da Ajuda Eco Parque, mas no dia que decidimos ir, estava fechado.

Já na parte mais ao norte da Costa do Descobrimento conhecemos a Praia de Coroa Vermelha, em Santa Cruz de Cabrália. Local onde se acredita que foi rezada a Primeira Missa no Brasil, logo no pórtico do município encontramos enormes esculturas que lembram o acontecimento.

A presença de uma grande população indígena é visivelmente percebida - tanto nos corpos quanto na cultura e artesanato local. Aproveitamos para saber mais sobre eles visitando o Museu Indígena Pataxó e o Centro de Artesanato.

A praia de Coroa Vermelha é maravilhosa! Na maré baixa, formam-se piscinas naturais e é possível caminhas mar adentro. Quando a maré sobe, o visual muda completamente e parece que é outra outra praia.

Foi uma viagem maravilhosa! Tanto que assim que surgiu outra possibilidade, não perdemos a chance de voltar. E ainda ficou faltando alguns lugares dentro da rota da Costa do Descobrimento para conhecer. Outro motivo para uma terceira viagem. Por que não?