Porto Seguro - Parte 1 - Na Costa do Descobrimento
Porto Seguro da Bahia foi minha primeira viagem fora do meu estado de origem e minha primeira viagem de avião. A primeira visita, em 2008, foi para passar o carnaval e depois voltamos para mais uma temporada carnavalesca um ano antes da Copa do Mundo no Brasil, em 2013.
Toda a região que visitamos nas duas viagens faz parte da zona turística conhecida como Costa do Descobrimento, assim chamada porque foi a região onde chegaram os primeiros exploradores portugueses no território que mais tarde ficaria conhecido como Brasil.
O engraçado é que na primeira viagem, sem se dar conta disso, terminamos por privilegiar a parte sul dessa rota turística enquanto que na segunda conhecemos alguns municípios ao norte. Nesse primeiro post, para não ficar muito longo, vou falar sobre a primeira viagem e nosso roteiro que incluiu, além de Porto Seguro, Trancoso, Arraial da Ajuda e Coroa Vermelha. Também passamos por Caraíva e já falamos sobre essa experiência aqui.
Ficamos hospedados num hotel maravilhosamente maravilhoso na Praia de Taperapuã em frente ao famoso complexo de lazer Axé Moi. Como era época de carnaval, o complexo ficava insuportavelmente lotado todos os dias. Como não somos muito chegados à muvuca e à proposta do complexo, fomos lá apenas um dia para conhecer. Para quem gosta de carnaval, músicas e coreografias baianas é o lugar ideal.
Em Porto Seguro, visitamos todas as noites a famosa Passarela do Álcool, que ficava movimentadíssima com os trios elétricos e com o comércio que funciona a noite toda. A maior parte do dia encontrávamos o comércio fechado na região, com exceção de restaurantes e algumas lojas. O fervo era mesmo à noite.
Também fizemos o passeio ao Parque Marinho Recife de Fora, uma enorme barreira de corais no meio do mar e que fica a 9 km da cidade. É uma área de preservação da vida marinha com piscinas naturais que se formam na maré baixa. O passeio permite o mergulho nas piscinas, mas apenas nas áreas demarcadas. Há informações aos turistas sobre a importância do recife e da vida marinha que dele depende. É muito bonito.
Além da cidade de Porto Seguro, também conhecemos Trancoso. Atravessamos o rio Buranhém de balsa, um atrativo à parte, e do outro lado pegamos uma van que nos deixou na Praia dos Nativos. É uma praia bem movimentada e agitada, com muitas barracas e música eletrônica. Mas o que mais no agradou foi encontrar o rio Trancoso, que deságua no mar. Uma delícia ficar ali horas e horas curtindo uma hora as águas do rio, outra hora as águas do mar.
Comentários
Postar um comentário