Ilha Grande - Parte 3 - Abraão



A vila do Abraão é considerada a "capital" da Ilha Grande. É o povoado onde você vai encontrar o maior número de serviços que um turista pode usufruir: pousadas, hostels, restaurantes, farmácia, mercadinhos, pizzarias e pequenas lanchonetes.

É possível chegar à Abraão por Conceição de Jacareí (viagem mais curta de lancha ou escuna), Mangaratiba (que tem a opção da barca por um preço bem popular) e Angra dos Reis (que além das lanchas, barcos e escunas, tem o serviço de barcas também). 

Da vila partem passeios para diversas partes da Ilha. Nesse post, vou falar sobre as praias próximas - que você pode chegar por trilha - e do passeio para a Enseada das Estrelas.




Primeiro, as trilhas. Tendo como referência o cais da vila, seguindo a praia em direção à esquerda, encontramos o Circuito de trilhas do Abraão - T1. É um circuito bem curto que nos leva ao Mirante da Praia Preta, à cachoeira conhecida como Poção, à Praia Preta e ao Aqueduto. 


O início da trilha começa no portão do Parque Estadual da Ilha Grande. Se você virar à esquerda, subirá a trilha que leva ao mirante, ao Poção, Aqueduto e praia Preta. É uma caminhada mais puxada e íngreme. Prefiro o outro caminho. rsrs





Se seguir em frente, a trilha te leva até a Praia Preta, uma praia de areia escura onde deságua um rio. É uma praia de águas calmas e quentinhas, ao contrário do rio, que é sempre gelado. 




Na praia encontramos as ruínas do antigo Lazareto - hospital de quarentena de imigrantes estrangeiros e que depois foi utilizado como presídio. Da construção colonial, restam apenas um grande muro de pedras coberto pela vegetação. É possível ver algumas antiga celas no interior. Não é recomendável entrar, já que a construção está condenada e corre risco de desabamento. 

A trilha nos leva até o Aqueduto, que fica ao lado do Poção. Construído pelos escravos em 1893 para capitar água do córrego Abraão, o Aqueduto tem 30 metros de altura. No Aqueduto termina a trilha T1. A partir desse ponto começa a Trilha T2 que vai até à praia e cachoeira da Feiticeira, que já chegamos por trilha e através de passeio de barco.



Já seguindo pelo lado direito da praia do Abraão, alcançamos a trilha que leva à diversas praias da Enseada. Todas de extensidade bem curta, mar calmo e praticamente desabitadas. A primeira e mais próxima é praia da Júlia, que tem sombra e um pequeno riacho. Na única casa da praia funciona um bar.

Praia da Júlia
Seguindo a trilha, também passamos pelas praias da Bica e Comprida. Como todas as vezes que fizemos esse percurso nosso objetivo era chegar até a praia de Abraãozinho, sempre seguimos a trilha sem passar pelas praias da Crena e Guaxuma, mas quem quiser, tem essa possibildade.

Praia da Bica
A praia do Abraãozinho é a última do circuito. É uma praia deliciosa, tem bares e aluguel de caiaques. Para quem não quer seguir a trilhas, barqueiros do Abraão oferecem o serviço de taxi boat.



Dentre os passeios de barco saindo da vila, já fizemos o roteiro Enseada das Estrelas, que inclui o Saco do Céu, Freguesia de Santana, Praia de Fora e Praia da Feiticeira.


Praia da Feiticeira
Praia de Fora
Praia do Amor
A partir de Abraão também é possível conhecer outra famosa praia da ilha - Lopes Mendes. Será assunto do nosso próximo post.


Ilha Grande - Parte 1
Ilha Grande - Parte 2

Comentários

Postagens mais visitadas